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Suspensão
a Ar |
À
partir de R$ 600,00 - Realizado em poucas horas. |
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À
partir de R$ 1900,00 - De 3 a 4 dias. |
Conceito
- Um sistema
de variação da altura do carro e que tem
ganhado bastante popularidade é a suspensão
de rosca, que já conta com alguns fabricantes nacionais.
Com ela, a altura do veículo pode ser alterada
entre 6 e 8 cm em cerca de 20 minutos. As vantagens desse
método em relação a um rebaixamento
definitivo é que a altura pode ser alterada de
acordo com a necessidade, se adequando a excesso de carga,
estradas de terra ou muito esburacadas, inspeção
veicular, etc.
Há hoje em dia uma grande quantidade de empresas
que realizam um trabalho de preparação de
suspensões, porém apenas algumas poucas
realmente especializadas e que contam com know-how, equipamentos
e mão-de-obra adequados a um bom serviço.
Sempre opte por uma marca que desenvolva e fabrique seus
próprios componentes (amortecedores e molas) e
que disponha de mão de obra especializada. Uma
suspensão bem trabalhada requer uma série
de ajustes, tanto de amortecedores, molas e telescópios
como do próprio alinhamento do veículo.
Dependendo do tipo de alteração, o alinhamento
tem de acompanhar a modificação, principalmente
se for de rosca ou pneumática. Veja alguns itens
que passam por alterações:
Amortecedores - Válvulas, corpo
e haste são retrabalhados de acordo com o modelo
do carro e as necessidades do cliente.
Telescópio - É feito um
trabalho na altura, na base e nos braços (em alguns
casos).
Molas - As molas são desenvolvidas
especialmente para atender às necessidades de cada
um. Podem ter a calibragem e o diâmetro alterados.
Alinhamento - Tem de ser revisto para
se adequar às novas exigências da suspensão.
Sérgio Albuquerque - sempre atento as tendências
- valendo-se de sua ampla experiência no segmento
de suspensões e depois de muito desenvolvimento,
criou um sistema bastante prático de suspensão
regulável para carros de passeio, tanto nacionais,
como importados e também alguns modelos Off Road.
Este trabalho exigiu muito tempo de estudo e ensaios,
para desenvolver componentes que suportassem as condições
de nossas ruas e que não alterasse os demais componentes
do carro, tais como bandejas, buchas, pivôs, etc.
Sérgio desenvolveu um sistema de regulagem da altura
da suspensão através de rosca, que pode
variar a altura do veículo de 6 a 8 cm dependendo
do modelo. Com essa solução é possível
você optar por andar com um carro mais baixo que
o normal, mais esportivo no visual, e quando for pegar
uma estrada de terra ou for transportar muito peso, pode-se
levantá-lo para que não bata no chão.
O sistema trás muitas vantagens em relação
aos rebaixamentos fixos, já que em poucos minutos
é feita a alteração e você
não terá um carro rebaixado permanentemente.
Um último alerta é importante! Sempre que
for realizar alterações no sistema de suspensão,
além da preocupação funcional e de
segurança, procure executar um serviço que
possa ser revertído ao menor custo possível
e com o menor trabalho. Essa preocupação
facilita a revenda do carro e impede problemas com o código
nacional de trânsito, que prevê multa e apreensão
de veículos que estejam fora das características
originais.
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Conceito
- Suspensão
pneumática não é um conceito recente.
Foi concebido há mais de 50 anos inicialmente pensando-se
em estabilidade para autos de competição
no final da década de 40 nos Estados Unidos.
O invento foi bem sucedido e logo foram criadas novas
aplicações para o produto. A Plymouth, já
na década de 50, oferecia como opcional um sistema
simples de “bolsa” calibrável a ar
com o intuito de nivelar o veículo quando carregado.
Começara a difusão na indústria norte-americana
de uma nova tecnologia que se espalharia por todo o mundonas
décadas vindouras.
Basicamente, suspensões a ar compreendem “bolsas”
de material elastômero, normalmente borracha sintética
trefilada ou poliuretano, inseridas em conjunto ou substituindo
a suspensão mecânica original de um veículo.
São apresentadas em diversos formatos, tamanhos
e capacidades de carga.
Estas bolsas ou “air bags” podem ser infladas,
deslocando o conjunto original, para que se obtenha compensação
de carga adicional ou reboque, nivelando o veículo.
Pode-se também obter maior performance quando o
intuito for o de dosar o movimento da suspensão
ou de aumentar a estabilidade, se o auto apresentar problemas
de rolagem demasiada. A estes sistemas damos o nome de
“helper springs”, uma vez que atuam no auxílio
de situações específicas ajudando
e trabalhando em conjunto com as suspensões originais
dos veículos em que são instalados, que
podem ser autos de passeio, pick-ups e furgões.
Uma outra vertente, mais recente, são os sistemas
“100% a ar”, inicialmente utilizados em ônibus
e caminhões e agora em autos de passeio, onde a
suspensão mecânica é substituída
completamente por cilindros pneumáticos.
Algumas montadoras como Daimler-Chrysler, BMW e Land Rover
já dispõem há alguns anos de modelos
equipados com suspensões somente a ar, totalmente
automatizadas e programáveis.
A novidade, que vem se tornando cada vez mais popular
e procurada no meio dos aficcionados por autos, são
os sistemas 100% a ar para veículos que originalmente
saem de fábrica com suspensão mecânica.
Parece simples, mas promovem uma profunda alteração
no veículo em que são instaladas, requerendo
mão-de-obra especial e qualificada para a correta
montagem e acerto dos mesmos.
Seja de forma simples, auxiliar ou 100% a ar; com ou sem
reservatórios ou compressores, fica claro que os
sistemas de suspensão a ar permitem diversos tipos
de utilização, atendendo a muitas necessidades
específicas, sendo de fundo prático ou apenas
estético. Cresce o número de eventos tuning,
em que podem ser encontrados inúmeros exemplares
destes sistemas e a informação está
ao alcance de todos.
Vale ressaltar que, seja qual for a intenção
informe-se, pesquise e escolha bem o profissional antes
de entregar seu veículo para qualquer adaptação,
pois suspensão é ítem de segurança,
que exige conhecimento técnico e equipamentos de
boa qualidade. Fazer o carro subir e descer parece fácil,
mas fazer isto acontecer com segurança, estabilidade
e durabilidade é para especialistas... A manutenção
costuma a ser simples e aconselha-se revisar periodicamente
o sistema.
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Quanto
a valores, os sistemas auxiliares simples começam em cerca
de R$ 600,00 enquanto os sistemas
100% a ar podem ir de R$ 2.000,00 a até R$ 5.000,00 para
sistemas mais sofisticados. Como sempre,
o céu é o limite para se equipar um auto e caso
o cliente queira sistemas individuais roda a roda ou
programadores automatizados estes números podem facilmente
dobrar. |
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